Sim universo, eu finalmente estou engatando minha leitura da saga de Harry Potter. Todos estão cansados de saber como esses livros são conhecidos no mundo e o quanto a maioria dos jovens conhecem essa história magnífica seja pelos livros ou pelos filmes. Sempre vi as pessoas ao meu redor dizendo o quão era perfeito, o quão bom era, mas parece que eu estava na janela observando quando o aviãozinho Harry Potter passava voando pelo céu e eu infelizmente não tinha comprado minha passagem. Eu me prendi muito aos filmes, assisti tantas vezes que sei praticamente todas as falas decoradas, essa comodidade de tê-los ali na tela da tv, me fez demorar muito para ler, esse ano eu coloquei na cabeça que leria sim Harry Potter, eis o que estou fazendo! Não se preocupem, pois não haverá spoilers.



      Esse livro é sensacional, a autora conseguiu engajar ainda mais na história aprofundando-se cada vez mais no mundo da magia onde Harry passa praticamente o livro inteiro. Em Harry Potter e a Câmara Secreta nós somos apresentados ao segundo ano de Harry na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, na qual Harry e seus amigos enfrentam perigos aterrorizantes. Após passar as férias na casa dos tios trouxas o garoto retoma para mais um ano na escola de bruxos, a escola tem muitos mistérios e um deles por sua vez, vem à tona. A lenda da misteriosa Câmara Secreta que foi construída por um dos 4 fundadores da escola, e ela só poderia ser aberta pelo herdeiro de Sonserina. Ataques aos bruxos que nasceram trouxas se tornam frequentes, todos acham que Harry é o culpado pelos ataque por conta de sua, até então, desconhecida habilidade de falar a língua das cobras, porém o garoto não se intimida com as acusações, segredos são revelados a todo instante, histórias "novas" de alguns personagens são adicionadas fazendo deste livro,na minha opinião, digamos melhor que o primeiro. 
      O livro então gira em torno dessa câmara, o que poucos sabem é que dentro dela existe um monstro desconhecido, e é esse monstro que está causando os ataques, Harry junto com os amigos Rony e Hermione desvendam os segredos da câmara, conseguindo assim solucionar o problema. Mas como toda boa história de fantasia, nós temos um vilão, e esse vilão surge novamente no segundo livro, tendo um papel crucial para o entendimento do final espetacular.


      É um livro curto, totalizando 286 páginas, curto mas com um poder de extensão enorme. Como sabemos, o mundo de Harry Potter foi totalmente criado pela J.K, portanto não sabemos muito sobre, além do que nos é passado no decorrer dos livros, no primeiro livro não existe um aprofundamento tão amplo nesse quesito (no meu ponto de vista), a autora explorou muito bem o mundo, trazendo várias coisas para história, que em outros livros eu teria achado enjoativo essa quantidade exorbitante de informações uma seguida da outra. A linguagem do livro é leve, não se encontra dificuldade para ler. Porém não foi um livro que me prendeu, acho que pelo fato de eu ter visto o filme não me interessei tanto pelo livro, tanto que demorei quase uma semana para lê-lo, contudo eu não tive nenhum problema com a leitura, foi um tanto difícil de engatar, pois como já tinha visto o filme sabia de algumas coisas. Gostei bastante do livro, fiz cerca de 9 marcações, o que para mim foi surpreendente para um livro tão pequeno. 
      Durante o livro a autora trouxe várias temáticas importantes e sérias, porém cobertas com o bom humor de Harry. Como por exemplo o maus tratos dos tios com o menino, o descaso de alguns professores com o tal, o egocentrismo da classe alta, etc. Algumas coisas que você realmente tem que ler prestando bem atenção para entender,  uma das coisas que mais admiro na J.K é que ela consegue escrever a visão do Harry exatamente como um garoto de 12 anos pensa, não muito adulto, mas também não muito infantil, deixando bem marcado a ironia e as brincadeiras de adolescentes nessa idade. J.K sabe trabalhar perfeitamente bem os personagens que ela coloca na história (que não são poucos), dando a eles personalidade, sem em nenhum momento fazê-los perde-la e isso é genial, é difícil você criar um mundo totalmente novo, criar inúmeros personagens, criar lugares, nomes para feitiços, esportes, entre outros, isso me faz admirar cada vez mais a autora. Em um capítulo X do livro onde tem-se alguns seres rodeando os personagens, a escrita dela me fez realmente sentir o que os personagens estavam sentindo, não apenas psicologicamente mas fisicamente também, são poucos os autores que conseguem transmitir esse turbilhão de sentimentos apenas pela forma como escreve.
Foi um livro pequeno que me surpreendeu bastante.
Não vejo a hora de ler o próximo.

"Não são nossas habilidades que revelam quem realmente somos, são as nossas escolhas"



Deixe um comentário