Se você é leitor, deve saber o que aquele nome assustador quer dizer. Sem dúvida nenhuma esse é um dos maiores pesadelos que eu tenho. Já passou por isso? Se já, irá se identificar com o irei dizer, se não, bom, boa sorte.



Não adianta achar que não, se você ler com frequência um livro atrás do outro, vai chegar um momento que cairá em uma dessas ressacas. Digo com toda certeza que é uma das piores coisas para quem, assim como eu, gosta de ler. Para falar a verdade eu ainda estou sofrendo por essa ressaca, isso me assusta muito, pois esse ano estou lendo muito pouco, li apenas cerca de 15 livros, todavia que na mesma época do ano passado já tinha lido mais de 30. Os sintomas são bem fáceis de identificar, listei alguns para vocês. Ps. Apenas os que eu vivenciei e vivencio.

1. Cansaço 
É o primeiro e o mais evidente sintoma da ressaca literária, ao abrir o livro, podemos estar super empolgados com a história e tal, mas algumas páginas lidas e a vista começa a pesar, a cabeça começa a se concentrar em outras coisas que não são o livro, o sono então chega com facilidade. 
2. Preguiça
A preguiça é outro sintoma bem evidente, chegamos em casa, olhamos para o livro em cima do criado mudo e ficamos pensando: "Leio ou não leio?" acabamos que deixamos para ler depois. E mesmo que com muitas tentativas terminemos o livro, demoraremos bastante tempo para começar outro, pois sempre achamos algo mais "importante" para fazer.
3. Indecisão 
Indecisão sobre continuar o livro ou abandonar, ou até mesmo de começar um novo livro é uma coisa que assombra muito. Por muitas vezes está no desenvolvimento da história mas a mente está querendo algo contínuo e rápido para poder continuar "de boa".

 Os sintomas, creio eu, que variam de pessoa para pessoa, mas ao conversar com alguns amigos eles também me disseram que os 3 acima são os que mais se manifestam.

Existem também os famosos estágios da Ressaca, que para mim são bem piores que os sintomas, já que são mais difíceis de superar. 

1. Negação

Dentre todos esse é com toda certeza o pior, pois é quando você começa a viver os sintomas mas não quer acreditar que está de ressaca, "O que está havendo comigo?" eu por exemplo já me fiz essa pergunta várias vezes. "Ressaca Literária? puf, besteira. Só estou cansado, nada mais." É nesse estágio que você começa a pensar sobre formas de sair dessa ressaca, é quando você sabe que está de ressaca, mas se recusa acreditar. 

2. Histerismo

 


 É o estágio onde já se tem consciência que está de ressaca literária, mas não quer aceitar de forma alguma. A gente chora, esperneia, grita, chora de novo, grita até ficar rouco, mas não tem jeito, temos que aceitar nossa situação atual. Temos que ser fortes e persistir, pois conseguiremos.

3. Conformismo 


É aquele momento em que você realmente aceita, pois não tem mais para onde correr, está de ressaca literária e não tem jeito. É limpar as lágrimas e bola para frente. Nesse estágio tentamos de todas as formas mostrar o como somos fortes, mas por dentro estamos chorando por não conseguir fazer aquilo que mais amamos. 

4. Não ligo


A famosa fase do não to nem aí, é uma das mais engraçadas, pois é justamente quando todo mundo está falando para você que está a muito tempo em um determinado livro, e que precisa terminar logo, ficamos tipo "Tá, não to nem aí.".

5. Preocupação 


"E agora? O que eu faço? preciso voltar a ler como antes!". Sabe aquele momento que você olha para estante e vê que tem muitos livros esperando para serem lidos mas você não sabe o que fazer? É isso que essa fase consiste, é o velho e conhecido "socorro". Quando começamos a olhar para todos os lados e não sabemos mais o que fazer, precisamos ler aqueles livros que começamos mas não sabemos por onde começar. 

6. Libertação


Finalmente, depois de muita dor e sangue derramado, conseguimos nos libertar da ressaca literária, são fases difíceis, mas lutamos  com garra e conseguimos o nosso tão sonhado prêmio: poder ler normalmente, sem nenhuma trava frequente. Essa é com toda certeza a melhor fase de todas, pois estamos finalmente dizendo "Bye, bye" para aquela coisa que nos fez tanto mal.

Brincadeiras a parte, mas boa parte do que eu disse realmente acontece e não é muito difícil. Não se desesperem, todo leitor já passou, ou ainda vai passar por isso. Não ache que isso vai acabar com sua vontade de ler, pois não vai. Eu mesmo venho enfrentando uma ressaca de mais de 5 meses.  Tenham calma, esperem um pouco antes de voltar para leitura. Procure fazer coisas que te distraiam totalmente do livro. Busque por história em quadrinhos, tirinhas, ou até mesmo livros de comédia. Pois muitas vezes forçar a leitura vai acabar que não gostemos do livro, acabamos dando uma nota tão baixa para um livro que por sua vez é perfeito. Existem ressacas rápidas e outras mais longas, basta ter calma, um dia ela vai embora e você poderá ler normalmente. 
São essas ressacas que realmente ajudam na nossa construção como um leitor, pois muitas vezes ler muito rápido pode ser prejudicial, exemplo disso sou eu. Quando comecei a ler, lia feito um louco, muitas vezes engolia algumas coisas do livro e tudo mais, resultado quando entrei em uma ressaca passei muito tempo para sair. Atualmente, estou sofrendo uma, tem sido difícil, mas basta encontrar o livro certo e tudo se resolve! 
Espero que tenha ajudado em alguma coisa, quem está passando por uma ressaca, comente como foi para você passar por essa experiência tão assustadora para alguns e calma para outros. Tchau tchau e até o próximo post!

Deixe um comentário